segunda-feira, 28 de maio de 2012

Educação Infantil - Projeto Música

Projeto Música Justificativa: O trabalho com a música dentro do contexto escolar justifica -se pelo reconhecimento da música, em geral, como parte integrante da cultura de um povo. A música é um recurso que tem a capacidade de envolver, unir, socializar, despertar emoções e desejos nas crianças. Baseando nesse processo de prazer e interação, este projeto visa, resgatar a importância da música, no desenvolvimento e na formação da criança, contribuindo para despertar a criatividade nos educandos, buscando tornar o aprendizado cada vez mais prazeroso e divertido. Partindo do pressuposto acima discutido, o trabalho dentro de aula referentes as áreas e conteúdos da educação infantil, ganha um novo significado, ou seja, passa a ser contextualizado a partir do momento que tem como eixo central um produto cultural muito presente no cotidiano das crianças: a Música. Conteúdos conceituais: Leitura oral e escrita; Conceitos matemáticos; Indentidade e autonomia; Movimento; Artes; Natureza e Sociedade; Música. Conteúdos Procedimentais: Conhecer músicas infantis da cultura popular; Elaborar as letras das cantigas de acordo com o interesse das crianças, pois a criança canta com mais prazer quando entende o que está cantando; Trabalhar vocabulário das palavras das cançõs desconhecidas pelas crianças; Utilizar repertório diversificado para motivar as crianças; Trabalhar a interdisciplinariedade dos conteúdos, levando em consideração as necessidades e a realidade das crianças; Trabalhar a coordenação motora, atravçes da pintura, recortes, brincadeiras, jogos e outros; Atividades diversas que estmulem as crianças a desenvolverem conceitos matemáticos, a linguagem oral e escrita, o movimento, o senso artístico, natureza e sociedade e a musicalidade. Conteúdos Atitudinais: Cooperação e trocas de ideias; Compreensão mútua pela troca de ideias e conhecimento; Respeito as diferenças e cultura; Fortalecimento das relações humanas. Avaliação: A avaliação será feita através da observação das crianças, levando em consideração o seu desenvolvimento, interação, socialização com os colegas e professor e a participação na atividades. A avaliação tem como objetivo verificar a evolução durante a aplicaçõ do projeto e a busca de melhores formas para que aconteça a aprendizagem integral da criança. Materiai utilizados: Rádio, Cds com as músicas, atividades escritas, cola tesoura, revistas, lápis de cor, canetinha, giz de cera, guache, cola colorida, papel dobradura, color set entre outros. Bibliografia: YOGI, Chizuko. Aprendendo e brincando com música e com jogos. Belo Horizonte: Fapi, 2003. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Referencial Nacional da Educação Infantil, Vol. 1, 2, 3 Brasília: MEC, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário