Jogos e brincadeiras - Stop
“Stop” | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Descrição/Objetivo: jogo simples que verifica conhecimentos, exercita a memória e a criatividade. Grau de Dificuldade: Exige alguns conhecimentos básicos de “geografia”, “biologia”, etc. N.º de crianças: mínimo 2 (ideal: de 4 a 6 crianças) N.º de adultos: neste jogo é desejável (mas não imprescindível) a presença de um adulto. Requisitos: papel e caneta para cada um dos participantes e se possível um cronômetro. Regras/Funcionamento: Cada um dos participantes tomará sua caneta e fará uma tabela que possui 11 linhas e 10 colunas. Na 1ª linha serão colocados os títulos de cada coluna que são os seguintes: Rodada, Letra, Cor, CEP (Cidade, Estado ou País), Flor/Fruta, Animal, Carro, Nome de Homem e Nome de Mulher e Pontos. Além disso, a 1ª coluna deve ser preenchida com o total de rodadas (10) Desta forma a tabela ficará como abaixo:
As crianças devem ficar numa posição de modo a formar uma seqüência: criança 1, criança 2, criança 3, etc. Será realizada agora a rodada n.º 1 de um total de 10 e portanto, será preenchida a 1ª linha vazia da tabela acima. A criança 1 fala a letra “A” em voz alta e depois começa a pensar seqüencialmente nas demais letras do nosso alfabeto: B, C, D, E, F e assim por diante. No momento em que a criança 2 achar conveniente, ela fala em voz alta: “STOP“ ( = pare na língua inglesa) Em seguida, a criança 1 fala - em voz alta – a letra que ela estava pensando no exato momento em que a criança 2 falou “STOP” (Exemplo: letra “L”) A seguir, cada criança deverá preencher as diversas colunas da seguinte forma: Coluna Letra: colocar a letra daquela rodada: L Coluna Cor: colocar uma cor que comece com L (lilás, por exemplo) Coluna CEP: colocar o nome de uma cidade, estado ou país que comece com L (Lituânia, por exemplo) Coluna Flor/Fruta: colocar o nome de uma flor ou fruta que comece com L (lírio, por exemplo) Coluna Animal: colocar o nome de um animal que comece com L (leão, por exemplo) Coluna Carro: colocar o nome de um carro que comece com L (Lamborghini, por exemplo) Coluna Homem: colocar o nome de um homem que comece com L (Luciano, por exemplo) Coluna Mulher: colocar o nome de uma mulher que comece com L (Lara, por exemplo) Assim que uma criança preencher todas estas colunas, ela deverá dizer em voz alta: “STOP” Neste instante, todas as crianças param de preencher suas folhas e será feita a contagem de pontos daquela rodada A cada coluna, verifica-se o que cada uma das crianças preencheu e os pontos são distribuídos da seguinte forma: - Item preenchido por uma única criança: 15 pontos (prêmio pela singularidade) - Item preenchido por mais de uma única criança: 10 pontos se diferente das outras crianças e 5 pontos se repetido (prêmio pela criatividade). - Item não preenchido: nenhum ponto. Exemplo: se forem 5 crianças e na Coluna CEP, 2 delas preencheram com Lituânia, 2 com Luxemburgo e 1 delas colocou Londrina, esta ganha 10 pontos e as demais 5 pontos apenas (pois houve repetição) Desta forma, apuram-se os pontos obtidos em cada umas das colunas e a soma devem ser colocada na última coluna. Na próxima rodada, a criança 2 pensa na letra e a criança 3 fala “STOP” e assim seguem-se 10 rodadas sempre com uma letra diferente das já utilizadas. Sucedem-se 10 rodadas e declara-se vencedora a criança que tiver mais pontos. Importante: é preciso esclarecer às crianças que variedades do mesmo nome não são diferentes. Exemplo: azul = azul-claro = azul-marinho (ou seja, todos eles serão considerados a mesma cor: azul). Da mesma forma, no item carro, Gol 1000 = Gol GT = Gol 3ª geração, etc). Além disso, existem erros tais como considerar “gelo” e “ultravioleta” como sendo cores válidas. Desta forma, é conveniente (mas não imprescindível) a presença de um adulto para validar os campos preenchidos e resolver polêmicas. Além disso, existem casos em que não existe um item (cor que comece com a letra “X” por exemplo). Neste caso, a melhor alternativa é a marcação de um tempo-limite (ex: 2 minutos). Desta forma, passado este tempo-limite, o “controlador” do tempo fala “STOP” encerrando a rodada ainda que nem todos os itens tenham sido preenchidos. |
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